10 FORMAS DE COMEÇAR A COMER MENOS SEM SE DAR CONTA
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Blog Feeljoy

Quando queremos emagrecer, a primeira coisa que vem na mente é cortar alimentos muito calóricos e que fazem mal para a saúde, não é mesmo? E quando já temos o hábito de comer comidas saudáveis, mas não conseguimos emagrecer, o que fazer? 


É muito importante ter em mente que até a comida saudável pode engordar quando consumida em grandes quantidades. Porém, nós sabemos que não é fácil diminuir o que comemos de uma hora para a outra. 


Muitas pessoas não sabem, mas o cérebro é facilmente enganado por mudanças de perspectiva. Além disso, ele também responde melhor a estímulos externos, como um prato vazio, do que a estímulos internos, como estômago cheio. Compreendendo essas influências, conseguimos usá-las ao nosso favor. 


Ao entender como os comandos da mente são importantes, separamos 10 dicas de como começar a comer menos sem se dar conta. Confira:


1. USE UM PRATO MENOR:

Independentemente do tamanho do prato, o cérebro tem a tendência de dar mais importância se ele está cheio ou não. Um prato cheio envia um sinal de que você está comendo uma refeição completa e um prato parcialmente cheio parece uma refeição "insuficiente".


2. SIRVA-SE 20% A MENOS: 

Você sabia? A margem considerada irracional é cerca de 20% de qualquer refeição. Ou seja, você pode comer 80% da comida que normalmente comeria e provavelmente sem perceber. Usando pratos menores como mencionamos acima, essa mudança pode ser feita de forma ainda mais fácil.


3. USE COPOS MAIS ALTOS:

Assim como um prato menor pode aparentar ter mais comida, a altura faz as coisas parecerem maiores do que a largura, mesmo que o volume seja o mesmo.


4. COMA PROTEÍNA NO CAFÉ DA MANHÃ:

Apenas os cafés da manhã com alto teor de proteínas conseguem suprimir o apetite e reduzir a ingestão de alimentos ao longo do dia. 


5. COMA TRÊS REFEIÇÕES POR DIA: 

Embora pular refeições possa dificultar o controle do apetite, comer mais do que três refeições por dia não proporciona qualquer benefício e pode até ser pior para o controle do apetite.


6. NÃO TENHA LANCHES QUE NÃO SEJAM SAUDÁVEIS EM CASA:

Você sabia? Quanto mais difícil conseguir comida, mesmo que o esforço extra seja apenas remover a tampa ou caminhar até o armário, menor é a probabilidade de você comê-la. O trabalho extra o força a questionar o valor de sua ação e isso te dá a oportunidade de que essa não é a melhor decisão. Se não tiver esses alimentos em casa, essa atitude se mostra ainda mais benéfica. 


7. MASTIGUE BEM OS ALIMENTOS: 

Tenha calma, vá mais devagar e mastigue cada garfada e observe como é possível ficar satisfeito mais rápido e com menos calorias com essa atitude. Para ajudar a desenvolver o hábito, a dica é contar o que mastiga. 


8. NÃO COMA DIRETAMENTE DO PACOTE:

Quando você não consegue ver o que está comendo, é muito mais provável que você perca o controle e consuma o dobro ou até o triplo da quantidade que comeria se reservasse um tempo para servir uma porção adequada. 


9. NÃO COMA NA FRENTE DA TV:

Essa é uma realidade. Comer distraído é comer mais! Quando for fazer uma refeição, tente estar 100% focado nisso.


10. TENHA SEMPRE REFEIÇÕES PRONTAS POR PERTO:

Quando você já tem as suas refeições planejadas, as chances de comer algo fora do previsto é muito menor. Separando a sua refeição do dia, você não perde para preguiça e muito menos para a gula. As marmitas congeladas são um ótimo exemplo, já que o alimento saudável tem fácil acesso. 


Gostou das dicas? Esperamos ter ajudado você a melhorar a sua alimentação e alcançar as metas que deseja!