Mindful eating - perca peso controlando a sua fome emocional
  *FRETE GRÁTIS Porto Alegre Saiba  |  *FRETE FIXO R$20,00 Vale dos Sinos Saiba .  | *FRETE FIXO R$ 20,00 Região Metropolitana Saiba .
Blog Feeljoy

Mindful eating - perca peso controlando a sua fome emocional

Você já ouviu falar em fome emocional? Sabe como controlar?

Por exemplo: a rotina desta quarentena e as possíveis preocupações financeiras são situações que podemos lidar de diferentes formas. Às vezes de uma maneira mais leve. Porém quase sempre, inconscientemente, pensamos em um jeito de amenizar o sentimento desagradável. “Vou comer uma barra inteira de chocolate. Afinal, hoje tive um dia difícil”

Pois é, para você que nunca ouviu antes, o que narramos acima é um típico caso de fome emocional, ou seja, você recorre a alimentos específicos, geralmente açucarados, para buscar um alívio temporário. 

Quem comanda essas ações? É o nosso cérebro, mas é possível reconstruir a relação com os alimentos de forma bastante saudável através do mindful eating. Mas o que é isso? Vamos explicar melhor abaixo.


Mindful eating:

A proposta do mindful eating é fazer com que você dê mais atenção aos alimentos. A ideia é aproveitar a refeição de forma mais saborosa e saudável. São os princípios de atenção plena aplicados às refeições. 

A fome real, aquela biológica, é uma sensação percebida quando o organismo precisa receber nutrientes e energia de boa qualidade para funcionar adequadamente. Essa vontade de comer surge aos poucos, mas sem preferência por um alimento específico. 

E quando chega, a fome fisiológica geralmente pode causar desconforto no estômago, falta de concentração e dores de cabeça. 


Mecanismos que desencadeiam a fome emocional:

A fome emocional é seletiva. O desejo é de comer alimentos com baixo valor nutricional e alto teor de açúcar, como fast food e doces por exemplo. A ingestão de carboidratos, principalmente doces, estimula a produção de serotonina - neurotransmissor que causa uma sensação de prazer.

Esta “fome” está diretamente relacionada com o mecanismo de recompensa cerebral para situações que envolvam ansiedade, estresse, ócio, preocupação, excesso de trabalho e tristeza. Assim, o cérebro condiciona o ato de comer a felicidade e ao prazer.


O comer com consciência: 

Os alimentos despertam estímulos. O mindfulness também pode despertar sentimentos durante as refeições. Isso porque, aplicar a atenção plena na alimentação lhe garante uma maior consciência do ato de comer em si, ajudando, consequentemente, a lidar com a fome emocional.


A prática do mindful eating não é uma tarefa fácil. As memórias alimentares, os velhos hábitos e as distrações como o celular e a TV atrapalham a verdadeira presença dos alimentos. Tente abandonar as distrações e traga sua atenção inteiramente para os alimentos que estão à sua frente. Desconecte-se de tudo que possa tirar sua atenção.

Sente-se de forma confortável na cadeira, sinta o seu corpo, onde seus pés tocam e o que sua mente diz. Antes de iniciar a refeição, respire profundamente e faça pequenas pausas.

Responda ao momento e saboreie o alimento a cada mordida. Preste atenção na textura, na temperatura e no cheiro. Feche os olhos se julgar importante.

Ao fim, dê uma nota para sua saciedade e agradeça pela refeição.

Não esqueça: o mindful eating se constrói diariamente, a cada refeição. 



Confira aqui alguns dos nossos produtos que poderão salvar você na hora que a fome bater: 

Filé De Peito de Frango Grelhado

Moranga Orgânica Assada em Lascas;

Purê de Aipim;

Creme de Couve-Flor Vegano/Vegetariano;

Filé de Frango ao Molho de Espinafre Arroz Negro e Moranga



  AlimentosDicas