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Hábitos alimentares saudáveis na primeira infância

Os hábitos alimentares são formados na primeira infância por meio de uma complexa rede de influências genéticas e ambientais. Durante a gestação, o bebê recebe os nutrientes e aromas dos alimentos consumidos pela gestante através do líquido amniótico. No período de amamentação a criança também entra em contato com sabores e aromas através do leite materno. Por isso a importância de realizar uma alimentação saudável durante esses períodos para estimular bons hábitos no bebê.

Na etapa de introdução da alimentação complementar, segundo o guia alimentar do Ministério da Saúde - Os dez passos da alimentação saudável para crianças abaixo de 2 anos: devemos estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes em todas as refeições; evitar café, enlatados, frituras e refrigerantes e usar sal com moderação. Além disso, não é recomendado que a criança receba açúcar, doces e guloseimas em geral antes dos 2 anos de vida.

Dicas para desenvolver hábitos alimentares saudáveis para as crianças:

  • Realizar refeições em família: comer junto com as crianças incentiva a conversa entre pais e filhos; e o que os pais consomem em seu prato servem de exemplos bons ou ruins para o desenvolvimento do habito alimentar dos filhos;
  • Desenvolver a paciência: as crianças adquirem paladar por novos alimentos com o passar do tempo. E necessário experimentar o mesmo sabor por cerca de oito vezes para novos alimentos. Por isso, a oferta do mesmo alimento deve ser realizada muitas vezes e não apenas uma ou duas vezes para determinar se a criança gosta ou não;
  • Fazer com que o alimento seja atraente: com certeza o primeiro sentido é a visão para determinar a escolha por um prato. Com isso, para planejar as refeições é importante saber escolher cores, sabores, texturas e formas na montagem do prato. A criança presta a atenção nas imagens lúdicas: pratos, copos, talheres, jogo americano e outros utensílios coloridos fazem a diferença;
  • Oferecer uma alimentação colorida: fazer uma alimentação variada evita dietas monótonas e garante a quantidade de ferro (minerais) e vitaminas que a criança precisa, mantendo uma boa saúde e crescimento adequado.

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