Mitos e verdades sobre a dieta low carb

Separamos alguns mitos e algumas verdades sobre a dieta low carb pra dividir por aqui!
A dieta low carb tá na boca de todos e causa ainda muitas dúvidas e boatos espalhados por aí! 


Vamos lá:
"Dietas low carb levam ao estado de CETOSE e isso é prejudicial à saúde" - MITO

A dieta low carb nos leva ao estado de cetose e isso não é prejudicial à saúde. A cetose pode ser confundida com ceatoacidose. Ambas são condições relacionadas ao metabolismo e ao açúcar no sangue, mas são bem diferentes. A cetose torna a gordura o principal combustível do corpo ao invés o carboidrato, que ajuda na perda de peso e na saúde. Já a cetoacidose é perigosa pois acontece em quem tem diabetes e, consequentemente, não produz insulina. A produção de corpos cetônicos pode aumentar muito em casos de diabetes, principalmente do tipo 1, gerando cetoacidose, porque o corpo não consegue metabolizar todo o açúcar acumulado e acaba tentando equilibrar produzindo cada vez mais cetonas. Nesse estado, a pessoa pode até entrar em coma ou resultar na morte.



"Comer low carb é diferente de zerar carboidratos" - VERDADE

Muita gente confunde baixo carboidrato com zero carboidrato. É fundamental estar ciente que a dieta low carb não zera os carboidratos. A quantidade deles na dieta depende dos objetivos a serem alcançados.


"Existem contraindicações para a dieta low carb" - VERDADE


Apesar de ser possível de aplicar em todos os casos, a dieta low carb deve ser avaliada e adequada para quem se encontra no grupo de gestantes, crianças, atletas, quem busca hipertrofia e idosos. Essas pessoas devem ser avaliadas de perto por profissionais para entender as possíveis restrições. 


"A redução do carboidrato vai acabar com a minha energia" - MITO


No início pode até ser que o organismo sinta falta em função do consumo excessivo de carboidratos, já que isso provoca um ciclo vicioso. Mas é importante saber que a gordura é uma excelente fonte de energia para o corpo. A energia proveniente de gorduras boas é mais estável e duradoura. O consumo de carboidratos pode deixar algumas pessoas energizadas e outras lentas, dependendo da quantidade. Temos que ouvir nosso corpo para entender a quantidade ideal e o que nos dá mais energia dentro dos resultados que procuramos!


"Precisarei comer alimentos como bacon, queijo e creme de leite" - MITO


Algumas pessoas se dão bem com esses alimentos, mas não é preciso consumi-los.
Bacon artesanal, queijos curados e creme de leite fresco não são alimentos ruins pra saúde. Ruins são as versões industrializadas. Uma dieta low carb pode contar com alimentos como esses ou também ter gorduras vegetais como base, aí entram castanhas, óleo de coco, azeite, abacate, etc..


Cada um precisa encontrar o que funciona melhor para seu corpo e sua rotina!


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