Os agrotóxicos e o impacto na alimentação

O Brasil é um dos países com maior facilidade de aprovação de novos pesticidas. Consequentemente é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. 

Esses produtos são utilizados na agricultura pra eliminar pragas, doenças e acabar com plantas que dificultam o desenvolvimento de uma plantação. Para a agriculta, podem ser bons aliados. Mas são muito nocivos aos seres vivos, humanos e animais, e podem gerar doenças, poluição de solo, água e ar.

O ser humano percebe o movimento de forma bem mais lenta e silenciosa. A exposição aos agrotóxicos pode gerar riscos diferentes, que variam conforme diversos fatores e normalmente são bem difíceis de mensurar e identificar. Mas já é confirmado por estudos que a exposição aos agrotóxicos pode proporcionar o desenvolvimento de doenças como câncer, asma, Alzheimer, Parkinson, obesidade, diabetes, entre outros.

Os sintomas podem ser dos mais simples, como dor de cabeça, aos mais nocivos, como desmaios, convulsões, vômitos, náuseas, etc.. O público de trabalhadores rurais também é gravemente prejudicados com a utilização de agrotóxicos, já que são diretamente expostos a eles. 

Apesar dos consumidores serem instruídos a lavarem muito bem os alimentos, às vezes até com água sanitária, os agrotóxicos não são totalmente eliminados com essas práticas. Algumas substâncias penetram nos tecidos vegetais e a lavagem manual consegue retirar apenas uma parte delas. A água sanitária é uma opção mais forte para eliminar micro-organismos mas não elimina agrotóxicos.

O que podemos concluir com tudo isso?

O mundo caminha para um consumo total de alimentos orgânicos. Cada vez mais, vemos pessoas, organizações e indústrias preocupadas com isso e com toda a nocividade da utilização de agrotóxicos, a curto e longo prazo.

A FeelJoy acredita na alimentação natural e prioriza ingredientes orgânicos na produção de todos os pratos. Falta pouco para a nossa produção ser 100% assim. Isso é motivo de orgulho! Dessa forma, fomentamos a cadeia e a sociedade.

Quer saber mais sobre a nossa relação com os orgânicos?

Então confere o vídeo completo abaixo e se encante com esse mundo colorido e saboroso!

https://youtu.be/_Asb9ruODTE


  AlimentosDicasSaúde

Produtos Relacionados