Conheça dicas de como evitar o desperdício de alimentos!

Em um ano, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo. Isso significa 1/3 de toda a comida produzida para consumo. É desperdício DEMAIS! 


Só no Brasil, esse desperdício é estimado, por pessoa, em 114 gramas diários, que resulta em 41,6kg por pessoa por ano, segundo dados do projeto Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil. Se isso for multiplicado pelo número pessoas no país, o problema é inestimável!


Em função disso, o Brasil participou pelo segundo ano da campanha internacional contra o desperdício chamada Stop Food Waste Day, que aconteceu no dia 24/4. O embaixador da campanha no país é Renato Caleffi, chef do Le Manjue em são Paulo. 


Para seguir nesse clima, o Renato elencou algumas dicas fundamentais para conseguir alcançar o objetivo da redução dos despedícios:


1. Consuma frutas e legumes com casca (lave bem antes).
2. Congele as partes feiras e sobras de vegetais para preparar sopas, caldos ou geleias.
3. Aposte nas PANC (plantas alimentícias não-convencionais), que geralmente são descartadas. Folhas de cenouras, beterraba, brócolis, couve-flor e rabanete são nutritivas, ricas em cálcio e magnésio...
4. Aproveite os talos, cascas e sementes. 
5. Faça um "pesto", um molho, com as folhas verdes antes que estraguem. Você pode bater rúcula, hortelã, ervas e outras plantas com azeite e acrescentar castanhas trituradas.
6. Congele frutas maduras para fazer suco.


Para melhorar ainda mais, evite comprar vegetais em embalagens de isopor para reduzir a quantidade de lixo e compre pequenas quantidades para evitar o desperdício.


  AlimentosDicasSaúde