*FRETE GRÁTIS Porto Alegre Saiba  |  *FRETE FIXO R$20,00 Novo Hamburgo, Canoas, São Leopoldo, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio Saiba .
Blog Feeljoy

Burnout - A síndrome do século

Pra traduzir desde o começo: burnout é a síndrome do esgotamento profissional. Desenvolvida a partir do acúmulo de estresse na vida de um indivíduo. Inicialmente, esse termo era utilizado para profissionais das áreas de saúde e hoje já está por todos os cargos e campos de atuação. 
 
Passamos a maior parte do nosso tempo envolvidos com trabalho. Esse ambiente precisa ser o mais saudável possível pra que a saúde física e mental de cada um seja minimamente afetada. Uma pesquisa da Isma BR sinaliza que 72% dos brasileiros que estão empregados hoje possuem sequelas provenientes de estresse. Desse número, 32% sofrem de burnout e 92% dos já diagnosticados pela síndrome continuam trabalhando.
 
O burnout é visto como um problema sério e que deve ser acompanhado e controlado de perto, já que pode evoluir para uma depressão mais severa. As causas podem estar nos acontecimentos mais simples do seu dia a dia, como pressão constante, prazos curtos, ambiente competitivo, chefe autoritário e até um perfil workaholic pode desencadear o burnout.
Mulheres ficam mais suscetíveis a síndome em empresas com viés mais machista ou até quando retornam de licença maternidade e precisam lidar com a pressão.
 
Mas quais são os sintomas do burnout? Vamos lá!
- Tristeza ou indisposição quando levanta pra trabalhar
- Alterações de humor
- Sono, fome e energia alterados
 
Esses são alguns pontos de atenção! Além desses pontos, o nosso corpo é diretamente influenciado pelo burnout. Dores de cabeça frequentes, cansaço excessivo, dores musculares, batimentos cardíacos acelerados ou alterador, prisão de ventre ou diarreias são sinais do nosso corpo que algo pode estar errado em outros âmbitos da sua vida!
 
Não esqueça: sempre que você precisar, procure ajuda profissional, familiar ou amigo pra compartilhar os sentimentos! Às vezes, uma boa e esclarecedora conversa já ajuda! E em dias mais turbulentos e cheios de tarefas, aproveite pra se alimentar de forma leve em refeições ricas em proteínas e carboidratos pra manter o corpo nutrido e em perfeito funcionamento pra dar o melhor no trabalho e na alma!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  DicasSaúde