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Comprovado! Quanto mais exercícios fazemos, mais fome sentimos!

Uma pesquisa realizada por pesquisadores do Pennington Biomedical Research Center no início de junho mostrou que quanto mais nos exercitamos, mais sentimos a necessidade de nos alimentarmos. Isso pode levar a pessoa ao exagero e a engordar. 
Cento e setenta e um homens e mulheres sedentários, com peso em excesso e da faixa dos 18 aos 65 anos foram os objetos do estudo. 


Essas pessoas foram divididas em três grupos:
grupo 1 - seguiu sua vida normalmente
grupo 2 - fez exercícios de esteira e bicicleta supervisionados três vezes por semana, gastando aproximadamente 700 calorias
grupo 3 - passou a ter uma rotina de exercícios com gasto calórico de 1.760 calorias por semana


A ideia era manter essas rotinas por seis meses e se alimentarem da forma que quisessem. No término do período, poucos tinham perdido alguns quilos e a maioria dos que emagreceram realizaram treinamentos mais curtos. 90% dos integrantes do grupo de atividades mais intensas não atingiram o objetivo e todos compensaram comendo mais.


Isso acontece porque precisamos repor as energias e, claro, que devemos seguir um acompanhamento nutricional para alcançar resultados mais eficazes e fazer essa reposição da forma correta.


Você deve equilibrar as práticas com a reposição dos nutrientes gastos nelas. Por exemplo, pedalar por duas horas gera uma enorme perda de líquido, sais minerais e carboidratos. Nesse caso, o ideal é repôr sem exagerar. Temos que cuidar com a ingestão de frutas, oleaginosas, e carboidratos mais complexos que conseguem repor a perda em exercícios de alta intensidade mas com quantidades comedidas.


Para ajudar nesse momento, beber água é fundamental! O hipotálamo, região do cérebro que aciona nossa vontade de comer, pode nos confundir e passar a ideia de fome quando, na verdade, é sede. 


Nossas reservas energéticas são reabastecidas apenas 3h depois da ingestão de alimentos, então, não adianta comer tudo antes de academia! Antes do treino, vale algo mais leve ou até líquidos, sucos e shakes.


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