Você sabe ler os rótulos dos alimentos?

Desde 2001, o rótulo com informações nutricionais é obrigatório em todos os produtos regulados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável pelas normas de Rotulagem de Alimentos Industrializados. Nem sempre o consumidor dá o devido valor para essas informações.


Os rótulos trazem dados baseados na quantidade saudável que podemos consumir, quanto aquele alimento contribui para o total de nutrientes diários, calorias, vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras, fibras e sódio.


Verificar todos os nutrientes presentes na tabela nutricional e o tipo de alimento devem ser considerados! Um alimento integral, por exemplo, deve ter uma alta quantidade de fibras. Se isso não estiver na tabela, desconfie. É importante ficar de olho na quantidade de gordura saturada, gordura trans e sódio, nutrientes que o brasileiro em geral costuma consumir acima da recomendação.


Segundo especialistas, se considerarmos uma dieta padrão de 2000 calorias (normalmente recomendada para um adulto), o valor diário para cada nutriente deve ser:


  • Carboidrados: 300g
  • Proteínas: 75g
  • Gorduras Totais: 55g
  • Gorduras Saturadas: 22g
  • Fibra Alimentar: 25g
  • Sódio: 2000 a 2400mg
  • Açúcares: 150g


Essas quantidades devem ser consumidas ao longo de um dia inteiro, divididas nas refeições principais e em lanches.
Fique de olho e saiba o que consumir para manter a saúde em dia!


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