*FRETE GRÁTIS Porto Alegre Saiba  |  *FRETE FIXO R$20,00 Novo Hamburgo, Canoas, São Leopoldo, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio Saiba .
Blog Feeljoy

As categorias dos alimentos! Você sabe o que você come?!

O Ministério da Saúde criou o Guia Alimentar para a População Brasileira, inclusive considerado referência mundial na área de educação alimentar.
Segundo o Guia, os alimentos são categorizados em 4 divisões, nem todas recomendadas pra consumo!
São elas: 


* In Natura: alimentos que não sofreram nenhuma alteração após serem retirados da natureza, como frutas, legumes, verduras, raízes, tubérculos e ovos. Esse grupo deve ser a base da sua alimentação! Além dos alimentos já citados, estão aqui também alimentos minimamente processados através de limpeza, secagem, moagem, embalagem, fermentação, pasteurização, resfriamento ou congelamento. Como por exemplo o café, as castanhas, o arroz, o feijão, as farinhas e as carnes.


* Óleos, gorduras, sal e açúcar: alimentos que devem ser usados com moderação, como complementos de preparações.


* Alimentos processados: aqui a coisa começa a ficar mais séria! Os alimentos processados são aqueles que levaram açúcar, sal ou outra substância pra fazer com que eles durem mais tempo ou fiquem mais agradáveis ao paladar. Vegetais em conserva, frutas em calda ou cristalizadas, carne seca, atum enlatado, queijos e pães são alguns exemplos. É recomendado o consumo em pequena quantidade!


* Ultraprocessados: são alimentos que trazem nomes que não conseguimos pronunciar ou fórmulas industriais. É um tipo de alimento que não veio diretamente da natureza, ou seja, não faz bem pra nossa saúde!


Identificou quem você é no quesito alimentação? Vale a pena refletir!vida-saudável-saúde-bem-estar-alimentação-orgânicos-alimentos-gastronomia-saudável-comida-de-verdade-feeljoy-alimentação-caminhada-melhora-a-memoria


  AlimentosDicas