Hoje vamos falar um pouquinho sobre os benefícios do jejum intermitente e tudo que há de bacana nessa prática que está cada vez com mais adeptos de todas as idades e estilos de vida!

O jejum é um método ou uma filosofia (não é dieta) que trabalha períodos de jejum intercalados com períodos de alimentação que podem trazer inúmeros benefícios. O jejum faz parte de um processo de desintoxicação do organizo e que pode estimular o corpo a usar a gordura como fonte de energia. 

Selecionamos 9 benefícios do jejum listados pelo blog Viver em Alta Performance para dividir com vocês:


“1 – EMAGRECIMENTO
O jejum intermitente vai ajudar-te a perder gordura sem precisares restringir o consumo de calorias de forma insana, principalmente a gordura visceral (aquela que se situa na região da barriga).
2 – RESISTÊNCIA À INSULINA
O jejum pode reduzir a resistência à insulina, baixando entre 3 a 6%, e os níveis de insulina em jejum no sangue entre 20 a 31%. Em tese, isso é o suficiente para te protegeres contra as diabetes do tipo 2.
3 – INFLAMAÇÃO
Alguns estudos mostram redução nos marcadores de inflamação, que é uma das principais causas de diversas doenças crónicas.
4 – CORAÇÃO SAUDÁVEL
O jejum pode reduzir o colesterol LDL, os triglicerídeos, marcadores de inflamação, glicose e resistência à insulina. Esses são todos fatores de risco para doenças no coração.
5 – PREVENÇÃO DO CANCRO
Estudos realizados com animais indicam que o jejum intermitente pode ajudar a prevenir o cancro.
6 – CÉREBRO SAUDÁVEL
O jejum aumenta no cérebro uma hormona chamada BDNF, e pode ajudar a criar novas células nervosas. O jejum também te pode ajudar a proteger contra a doença de Alzheimer.
7 – ANTI-ENVELHECIMENTO
O jejum intermitente foi capaz de aumentar a longevidade de ratos. Estudos mostraram que os ratos que jejuaram viveram de 36-83% mais que os demais.
8 - VIDA MAIS SIMPLES
O jejum intermitente deixa a tua vida mais simples. Vais comer durante uma janela específica de tempo, sem intervalo específico, e no resto do dia ficas livre para fazer as tuas coisas, sem te preocupares com intervalos de refeições, perda de massa muscular, velocidades de metabolismo, disponibilidade, preparação de alimentos etc.
9 - MAIOR PRODUTIVIDADE
Este é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios do jejum intermitente: a produtividade. Assumires o controle sobre o teu tempo e a tua energia e usá-los da melhor forma possível, seja para estudar e trabalhar, seja para aproveitares a tua intuição que fica mais aflorada, ou ainda para aproveitares a tua maior sensibilidade e olhar para dentro, acalmar os pensamentos e meditar.”

Agora, pense e entenda como inserir essa prática na sua vida! E aproveite de tudo que ela pode oferecer!


  AlimentosDicasExercícios Físicos