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8 Dicas para dormir bem e aumentar a produtividade

8 Dicas para dormir bem e aumentar a produtividade

A insônia é uma praga, né? E é difícil tirar ela das nossas vidas!


Por isso, selecionamos 8 dicas para ajudar no seu sono e aumentar a sua produtividade no dia seguinte!


"1.Descubra o seu ritmo
Analisar como o seu organismo funciona nos diferentes momentos do dia faz toda a diferença na hora de regular o sono, explica Andrea Bacelar, neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono. “Saber se o seu cronotipo é matutino ou vespertino ajuda a estabelecer qual é a melhor hora para dormir e acordar. Quem tem um rendimento melhor à noite, pode optar por dormir mais tarde e, também, acordar mais tarde. O mesmo serve para quem é mais ativo pela manhã e começa a se sentir cansado cedo”, explica a médica.   


2.Crie uma rotina do sono
Tenha regularidade no horário de deitar e levantar. O corpo funciona como um ciclo e, quando criamos uma rotina, ele entende que deve segui-la. Por isso, se você exercitar o seu organismo para dormir às 23h, por exemplo, ele compreenderá que essa é a sua hora de ir para a cama e se preparará para isso.


3.Desconecte-se 
O celular e o computador também podem atrapalhar uma boa noite de descanso. A luz azul emitida por esse tipo de aparelho interfere na secreção do hormônio melatonina, que ajuda o corpo a pegar no sono. O indicado é parar de utilizá-los, pelo menos, uma hora antes de dormir.


4.A insônia bateu? Não fique rolando na cama
Ficar virando de um lado para o outro na cama, torcendo para dormir, só faz com que a ansiedade aumente e o sono fique mais distante. “Nesse caso, levantar e fazer alguma atividade para dispersar o cérebro pode ajudar. Deixar o ambiente com uma luz baixa e ler um livro, por exemplo, é uma boa alternativa”, explica Andrea.


5.Pratique exercícios físicos 
A prática de exercícios é essencial para a saúde e traz inúmeros benefícios. Além de aumentar o fluxo sanguíneo, ativar o metabolismo e produzir hormônios necessários, movimentar o corpo também ajuda a diminuir o estresse e ansiedade, que são vilões de noites bem dormidas por dificultarem o relaxamento do organismo e da mente.

6.Evite alimentos pesados à noite 
“Não é indicado comer em grande quantidade ou ingerir alimentos pesados antes de dormir, pois o organismo não está preparado para fazer uma digestão complexa nesse momento. O ideal é se alimentar, no máximo, até três ou quatro horas antes de deitar para evitar desconforto e até casos mais graves, como refluxo”, aconselha o nutricionista Carlos Canavez Basualdo, da clínica Mais Excelência Médica, de São Paulo, SP.


7.Esvazie a mente
“Desacelerar também é uma atitude que pode ajudar. Antes de dormir, anote as preocupações e comece a esvaziar e mente. Isso aliviará o funcionamento excessivo do cérebro e vai contribuir para o descanso”, explica Andrea Bacelar.


8.Fique confortável
Sentir-se bem ajuda a relaxar o corpo e a mente, o que facilita a chegada do organismo ao estado de repouso. “Para ficar confortável, vá desligando aos poucos. Tome um banho, coloque uma roupa confortável e beba um chá de camomila ou erva doce, que são alimentos indutores do sono”, diz Carlos."

Fonte: Boa Forma

A alimentação é de grande benefício em situações como essas. Coloque sempre sua alimentação e bem-estar em primeiro lugar!


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