A importância dos alimentos na performance física
  *FRETE GRÁTIS Porto Alegre Saiba  |  *FRETE FIXO R$20,00 Vale dos Sinos Saiba .  | *FRETE FIXO R$ 20,00 Região Metropolitana Saiba .
Blog Feeljoy

A importância dos alimentos na performance física

Às vezes não notamos o quanto a alimentação é importante na performance física e até mesmo mental. Não percebemos, pois vivemos em um ritmo acelerado. Muitas vezes, deixamos de lado uma alimentação saudável quando na verdade, deveríamos nos preocupar ainda mais. 


Manter bons hábitos alimentares é fundamental para a saúde e a qualidade de vida, pois é por meio dos alimentos que o corpo consegue as substâncias e a energia necessária para o funcionamento de todos os órgãos e sistemas.


Além disso, a alimentação está diretamente relacionada à prevenção de uma série de doenças, dentre elas diabetes, câncer e as doenças cardiovasculares. A prática regular de atividades físicas requer um cuidado ainda maior com o hábito alimentar, de modo que o consumo de cada grupo de nutrientes deve ser adequado ao tipo de exercício praticado, bem com ao período no qual os exercícios são realizados — manhã, tarde ou noite.


Separamos aqui algumas dicas para você:


O que é indicado consumir antes do treino?

Os alimentos são carboidratos de baixo índice glicêmico (pão integral, cereais, aveia, batata-doce, mandioca), isto é, que fornecem energia de forma mais gradativa. Estes podem ser combinados com uma fonte de proteína, como ovos, frango, peixe, queijo ou iogurte. O ideal é se alimentar até duas horas antes de treinar, caso a refeição seja o café-da-manhã ou lanche. Se o pré-treino for uma refeição principal, o mais indicado é consumir três horas antes.


E o consumo pós-treino?

A alimentação pós-treino tem como principal meta o restabelecimento das reservas hepáticas e musculares de glicose, além da otimização da recuperação muscular. Isso é possível através do consumo de proteínas de alto valor biológico (ovos, frango, atum) e de carboidratos de alto índice glicêmico (arroz branco, massas, batata, tapioca, frutas secas). O recomendado é se alimentar até duas horas após terminar a atividade física. 


Agora você já tem uma boa noção sobre alimentação saudável e sabe o que comer antes e depois do treino iremos passar uma visão mais ampla, com os alimentos recomendados em cada grupo de nutriente. Assim, com a ajuda do profissional, você conseguirá colocar em prática as nossas dicas no seu dia a dia:



Onde encontrar as vitaminas e sais minerais:  

As vitaminas e sais minerais são encontradas em diversos alimentos, tais como leite e seus derivados, carnes, ovos, feijão, verduras de cor escura (couve, espinafre e brócolis, por exemplo), castanhas, frutas cítricas (laranja, acerola, nectarina e kiwi, entre outras) e leguminosas de raiz (como cenoura, mandioca e beterraba).


Onde encontrar as proteínas carboidratos e gorduras:  São chamados de macronutrientes. Eles compõem a maior parte da dieta e são responsáveis por fornecer a energia necessária para o funcionamento do organismo.


As principais fontes de proteínas são os alimentos de origem animal, como ovos, carnes, leite e seus derivados. Entretanto, vegetais como ervilha, soja e feijão também possuem boas quantidades desse nutriente.


Os carboidratos são a primeira fonte de energia do organismo, provendo as condições necessárias para o corpo realizar todas as ações ao longo do dia. As fontes de carboidratos são as frutas e vegetais, os cereais como o arroz, a aveia e a granola, os pães e as massas em geral.


Agora ficou mais claro compreender como os alimentos melhoram a performance física, com as funções e as fontes de cada grupo de nutrientes. Lembrando sempre que a ajuda de um profissional da saúde é essencial.


Confira abaixo 6 refeições FeelJoy que irão aumentar a performance física:


Salpicão de Frango com Creme de Castanha

Batata doce Orgânica ao Forno 100G - Vegano/Vegetariano

Frango Empanado Funcional com moranga e brocolis

Caponata

Arroz de Couve-flor

Couve Orgânica Refogada - Vegano/Vegetariano


  • O processo de ultracongelamento consegue manter os nutrientes por mais tempo. É uma alternativa para quem está trabalhando em casa e quem está mantendo a quarentena. A empresa leva a sério e aplica rigorosos protocolos de higiene.


  • Possui delivery direto pelo site e nossos alimentos podem ser adquiridos no Zaffari e Bourbon em Porto Alegre e Canoas.




  AlimentosDicas