Alimentos que aumentam a imunidade: para deixar o corpo mais forte, evitar infecções e quadros de gripe (como o COVID-19)
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Alimentos que aumentam a imunidade: para deixar o corpo mais forte, evitar infecções e quadros de gripe (como o COVID-19)

No momento em que estamos, garantir uma alimentação equilibrada é uma das estratégias para fortalecer o sistema imunológico e reduzir os sintomas da doença em caso de infecção. Mas, lembramos que isso não é tudo – algumas recomendações adicionais são:  ter uma qualidade boa de sono, manter uma rotina de exercícios (ainda que em casa) e beber muita água. Quando estamos com a imunidade baixa, ficamos muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções e quadros como gripes. 

Pensando em ajudar você, listamos 18 alimentos que podem ser inseridos nas suas refeições e que ajudam a fortalecer a imunidade. Vamos lá:


1. Frutas cítricas

Frutas cítricas, como laranja, bergamota, limão, acerola, kiwi, caju, pimentão são ricos em vitamina C, antioxidante que aumentam a resistência do organismo.

2. Vegetais verdes escuros

Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.

3. Alimentos ricos em zinco

Carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico

4. Oleaginosas

Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

5. Tomate

Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e aumentam a imunidade do corpo.

6. Fonte de ômega-3

ômega 3 presente, por exemplo, no azeite, no salmão e na sardinha, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

7. Fontes de antioxidantes

A castanha-do-Pará e cogumelos (como o champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo

8. Gengibre

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo. Além de acelerar o metabolismo.

9. Pimenta

A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções, além de aumentar o metabolismo.

10. Iogurte

consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos. Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias "ruins". Esses microrganismos contribuem para aumentar a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.

11. Alho

O alho, além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Inclusive, o alho pode ser consumido junto a antibióticos. Por ser rico em vitamina A, C e E, alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

12. Cebola

A cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

13. Geleia real

A geleia real é um superalimento recheado de nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes, e esta composição química notável é a responsável por seus inúmeros benefícios à saúde. Ao ser consumida em jejum, ela aumenta a imunidade por conter altas concentrações de vitaminas, principalmente a vitamina C e do complexo B.

14. Própolis

O própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral. O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

15. Óleo de coco

O ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco, tem a propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.

16. Lichia

A lichia é excelente fonte de vitamina C – o que ajuda a prevenir gripes e resfriados. Somado a isso, as antocianinas da lichia desempenham uma função farmacológica importante contra várias doenças, como cardiovasculares, doenças crônico degenerativas, câncer, inflamações, imunidade baixa e alergias.

17. Batata yacon

Por agir estimulando o crescimento da flora intestinal benéfica, a batata yacon é efetiva no extermínio de bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação. Assim, o desenvolvimento da flora intestinal proporcionado pela batata yacon ajuda diretamente na prevenção de doenças e no fortalecimento da imunidade.

18. Gérmen de trigo

O gérmen de trigo acumula vitaminas A, E e K em grandes quantidades, que possuem excelente poder antioxidante, previnem o envelhecimento das células e contribuem para o aumento da imunidade, além de ajudar a regular o sistema digestório, estimular o apetite e tonificar a pele, mantendo-a saudável. Ele também é responsável pela boa coagulação sanguínea e contribui para o fortalecimento dos ossos. O gérmen de trigo pode ser consumido em molhos, iogurtes, frutas e outros alimentos como complemento alimentar.


Selecionamos algumas refeições da FeelJoy ricas em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico, como citamos acima. Olha só:


- Salpicão de Frango + Filé De Peito de Frango Grelhado + Moranga Orgânica Assada em Lascas;

- Purê de Aipim;

- Creme de Couve-Flor Vegano/Vegetariano;


- Filé de Frango ao Molho de Espinafre Arroz Negro e Moranga

Nossa equipe preocupada com o COVID-19, redobrou a atenção e aplicou ainda mais restritos protocolos de higiene em nossos espaços, em locais de armazenamento e produção de alimento, além da preocupação e orientação com nossos colaboradores.


Esse é um momento de atenção ainda maior com a saúde! Sigam todas as recomendações de prevenção e não deixem de apoiar as pequenas e médias empresas. Se sua decisão for a mais correta: de permanecer em casa, conte com a gente no delivery de refeições com a qualidade de sempre.

Como sabemos, é um momento de consciência coletiva, e por isso, vamos juntos passar por esse momento com SAÚDE, UNIÃO e como sempre com comida gostosa, saudável e fácil de preparar!



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