Conheça os 5 passos da boa alimentação
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Conheça os 5 passos da boa alimentação


No artigo de hoje, vamos falar sobre os 5 passos da boa alimentação. Ela está relacionada com a qualidade dos alimentos consumidos e os hábitos do dia a dia.

Relembrando que o nosso corpo reage a tudo aquilo que lhe é fornecido como combustível. Por exemplo, ter uma dieta pobre em nutrientes, isso vai resultar em baixos níveis de energia; é uma verdadeira reação em cadeia. As células não são bem nutridas, o organismo não consegue realizar bem suas funções, a indisposição vai surgir e, por fim, a autoestima e bem-estar são comprometidos.

Por outro lado, ter uma dieta balanceada, rica em nutrientes, fornece aquilo que o corpo precisa para executar bem suas tarefas, garantindo bem-estar físico e mental. Isso pode ser alcançado adotando alguns passos básicos, mencionados a seguir:


Passo # 1: Perda de peso e ganho de peso. Entenda a equação.

Você já notou que sempre quando se alimenta muito mal em um dia, no dia seguinte está mais indisposto?  Isso está relacionado com o balanço energético. Basicamente, é uma equação com os elementos “calorias que entram” e “calorias que saem”. Isso determina o seu ganho ou perda de peso:

[Calorias que entram] - [Calorias que saem] = Alterações nas reservas corporais

Portanto, se consumir mais calorias do que queimar, você ganhará peso. Se consumir menos energia do que queimar, perderá peso. E quando você absorve a mesma energia que queima, o peso é mantido. Alguns fatores também influenciam no balanço energético e, por isso, algumas pessoas têm dificuldade de emagrecer e outras de ganhar peso. O cérebro, especialmente, pode aumentar ou diminuir o metabolismo.

Para reduzir calorias: uma boa dica é comer mais vegetais ricos em fibras, comer mais proteína para reduzir o apetite, comer devagar e dormir o suficiente.

Passo # 2: Lembre-se sempre: a proteína é o macronutriente mais importante em uma dieta.

Quer queimar mais calorias? Consumir mais proteínas pode ajudar você nisso! A proteína é essencial para uma boa nutrição. Consumir mais proteínas é indicado para aumentar o efeito térmico da digestão e resultar na queima de mais calorias. Esse macronutriente ainda é muito importante por duas razões:

- Ajuda você a comer menos, sem sentir tanta fome;

- Facilita a construção e a manutenção dos seus músculos;

Passo # 3: Você sabia que quanto mais processado o alimento, menor o valor nutricional?

Pizza, hambúrguer e refrigerante são os queridinhos da má alimentação. Uma pessoa se torna mais saudável quando consome mais alimentos integrais e menos refinados. Isso porque, quanto maior o grau de processamento, maior a probabilidade desse alimento perder seu valor nutricional e ganhar aditivos (conservantes, açúcares, sódio e gorduras trans).

Passo # 4: Para reduzir o risco de doenças você não pode estar com sobrepeso. 

Vocês sabem que as frutas e os vegetais também são alimentos que contribuem para uma dieta saudável. Elas são ricas em antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras e fitonutrientes, importantes para prevenir uma série de problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas, pressão alta e câncer.

Pesquisas científicas sugerem que uma dieta rica em alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios (e não suplementos), como frutas e legumes, podem influenciar no declínio cognitivo e reduzir risco de desenvolver doenças neurodegenerativas. 

Passo # 5: O sono afeta sua alimentação e saúde. Fique de olho!

Quando você dorme pouco, passa a ter mais fome e desejo por diversos alimentos. Se você dormir de 5 ou 6 horas, mas realmente precisa de 7 ou 8 horas, isso faz com que o corpo entre em um estado crônico de privação do sono, prejudicando a regulação de vários hormônios-chave. 

Outro resultado é o cansaço, fazendo com que você se exercite menos e queime menos calorias - lembre sempre da equação do balanço energético, certo?

Agora que você entendeu os 5 passos da boa alimentação. Separamos alguns combos FeelJoy para você colocar em prática:

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